terça-feira, 7 de agosto de 2012

Equipe conquista 11ª colocação na Maratona de Eficiência Energética

Share on Tumblr
Quase quatro quilômetros. Essa foi a marca alcançada pela equipe do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) campus Venâncio Aires com o carro elétrico IFCar. Na semana passada, o grupo participou da 9ª Maratona Universitária de Eficiência Energética. A competição teve como palco o Kartódromo Raceland Internacional, em Pinhais, no Paraná. O objetivo da disputa foi alcançar a maior distância possível utilizando a menor quantidade de energia. Com uma bateria de 12 volts e quatro amperes, o carro desenvolvido pelo IFSul conseguiu percorrer 3,96 quilômetros. Com isso, o grupo de Venâncio Aires garantiu a 11ª colocação entre as 20 equipes participantes da categoria motor elétrico.


Para o professor Luciano de Porto Lima, um dos coordenadores do projeto do IFCar, a participação da equipe na competição foi positiva. Conforme ele, além do instituto estrear em uma disputa desse tipo e ter trabalhado apenas três meses no projeto, o grupo enfrentou dificuldades para construir o carro. Para conseguir soldar a estrutura, por exemplo, os estudantes precisaram acrescentar ferro ao alumínio. Por isso, o carro ficou com mais de 35 quilos. “Tínhamos o carro e o piloto mais pesado. O pessoal da organização se surpreendeu com o rendimento, mesmo com todo aquele peso”, conta.

Outro ponto destacado pelo docente é que, ao contrário de outros carros, o do IFSul passou em todas as vistorias. Para participar da corrida, o veículo era submetido a uma revisão de freios e cinto de segurança, para analisar se tudo estava de acordo com o regulamento da 
maratona.

Além do piloto Marcelo Milani Daniel, os demais colegas se empenharam para garantir que o carro estivesse em dia e tudo saísse conforme o planejado. A equipe de apoio contou com mais sete estudantes, os professores Luciano Porto de Lima e Richard Silva Martins, e o motorista do campus, Vagner Samuel Lopes dos Santos, que também é aluno do instituto.

Conforme Santos, o grupo aproveitou os quatro dias de evento para conhecer veículos desenvolvidos pelas outras instituições e formas de aprimorar o carro. Para o professor Richard Martins, a Maratona de Eficiência Energética foi uma oportunidade de adquirir mais conhecimento nessa área. “Como essa foi a primeira vez que participamos, fomos com o intuito de conquistar experiência para os próximos anos”, comenta.


DOCUMENTÁRIO - Durante a maratona de eficiência energética, uma equipe do Discovery Channel realizou gravações para a produção de um documentário. Conforme o professor Luciano Porto de Lima, ele terá 46 minutos e deve ser exibido nos próximos meses. 

EQUIPE - Alunos: Alexsandro Fernandes, Andrei Samuel Farsen, Cristian da Rosa Wilges, Cristian Siebeneichler, Flávio Elestor Massmann Júnior, Fernando Neves, Marcelo Milani Daniel e Marcelo Sentena Vargas.
Professores: Luciano Porto de Lima e Richard Silva Martins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário